CONCERTO #1 - 6 JUNHO - SDC '22


Semana da Composição 2022 | 6 a 11 de junho

Escola Superior de Música de Lisboa

2ª Feira, 6 junho, 21h | Prado e Grande Auditório



Programa:


Mafalda Lemos | Senso Incomum - guitarra portuguesa

Guitarra Portuguesa - Mafalda Lemos

A linha desenhada do pensar e sentir as coisas de uma outra forma. Despertar o senso comum para outras percepções, como a perspectiva sobre a guitarra portuguesa.


Eva Aguilar | Desponto no prado - quarteto de percussão

Percussão - Paulo Amendoeira, Marco Aleixo, Madalena Rato, Tomás Longo


James Tenney | In a large, Open Space - para ensemble de saxofones

ESML Saxophone Project


Gian Carlos Menotti | Il telefono - para piano, soprano e barítono

Piano - Francisco Sassetti
Soprano - Cláudia Anjos
Barítono - Carlos Baltazar 

Nária Assis e Marina Bonfim | Conjuntos - flauta e piano

Flauta - Mariana Coelho
Piano - Filipe Gaio Pereira
Nesta composição para flauta e piano de 2010 exploro as possibilidades de combinação entre partes previamente escritas e partes improvisadas, com o intuito de construir rítmicas não convencionais, sem organização métrica e sem pulsação. O campo harmônico é constituído por pequenos grupos de poucas notas que paulatinamente vão se tornando maiores, daí o nome da peça. O processo de criação foi fruto de um trabalho de colaboração meu com a flautista Marina Bonfim, em sessões conjuntas de improvisos guiados, e que foram essenciais para a definição dos parâmetros de improvisação que agora estão fixados na partitura. Desta forma, acredito que a autoria da peça acompanhe sua abertura, ou seja, o ponto de partida é meu e da Marina, mas o crédito de criação se estende aos intérpretes a cada nova apresentação.

João Pedro Oliveira | Timshel (Obra cancelada)

Flauta/Flautim - Alba Pérez 
Clarinete/Clarinete Baixo - Henrique Borges
Piano - Francisco Costa
Violino - Veronika Taraban
Violoncelo - Inês Vaz Torres 
Direção - Ricardo Monteiro

Mariana Vieira | Retracement (Obra cancelada)

Flauta/Flautim - Alba Pérez 
Clarinete/Clarinete Baixo - Henrique Borges
Piano - Manuel Prata
Violino - Veronika Taraban
Violoncelo - Inês Vaz Torres 
Direção - Ricardo Monteiro

Retracement (2021) para ensemble e electrónica construiu-se como uma teia de pequenos objectos sonoros instrumentais que se interligam através dos sons electrónicos - provenientes, entre outras fontes, de um sintetizador modular. Uma exploração livre e densa dos timbres únicos que cada elemento pode trazer a cena e, principalmente, de como estes se podem associar e transformar.


Fábio Chicotio | Ema (multipercussão)

Percussão - Madalena Rato, Marco Aleixo, Paulo Amendoeira

Ema., deriva da palavra emancipação. Esta obra tem como objetivo a independência entre membros, de modo a criar diferentes padrões, não só na parte em si, como entre músicos. O set de cada percussionista tem um número específico de instrumentos, estando apenas caixa e prato definidos para todos, bem como um bombo na parte de percussão 1. Esta instrumentação dá aos intérpretes a liberdade para escolher instrumentos/timbres que sejam do seu agrado.