CONCERTO #4 - 9 JUNHO - SDC '22

 


Semana da Composição 2022 | 6 a 11 de junho

Escola Superior de Música de Lisboa

5ª Feira,  9 junho, 21h | Grande Auditório



Programa:


Kaija Saariaho | Sept Papillons for solo cello (I e IV) - violoncelo solo

Violoncelo - Pedro do Carmo

As Sept Papillons for Solo Cello (2000), aclamada obra de Kaija Saariaho, começaram a ser compostas durante os ensaios da primeira récita da sua ópera, L’Amour de Loin. Das metáforas operáticas das “eternas qualidades” - amor, desejo e morte -, Saariaho muda a sua linguagem e estilo por completo, passando para a metáfora total  do efémero: as borboletas.
Serão apresentadas duas das sete miniaturas (Papillons I e IV) vistas como pequenos estudos sobre a fragilidade e o movimento efémero, sem princípio nem fim.

- Pedro do Carmo.

Sérgio Azevedo | Excertos de Álbum de Léos Janacék - piano solo

Piano - Sérgio Azevedo

Foi pouco depois de gravar para a Naxos as seis peças agrupadas sob o título Hukvaldy Cycle, todas baseadas em fragmentos de obras de Leoš Janáček, que me lancei a um outro projecto relacionado com o compositor moravo, desta vez não baseado em fragmentos retirados das suas obras mas antes em evocações poéticas do seu universo particular. Conseguira por essa altura (2021) adquirir o facsimile do Álbum de Kamila Stösslová publicado na década de 90 do século XX pelo Museu de Brno, álbum que contém vários fragmentos e peças nunca publicados de outra forma, e decidi emular esse álbum de miniaturas e fragmentos de peças nunca terminadas, com o meu próprio álbum de homenagem ao compositor. Evoco assim nestas 15 miniaturas vários aspectos da personalidade, obra, vida, amigos e paixões de Janáček. De Kamila aos animais da floresta (corujas, raposas, esquilos, insectos…), do ciclo da vida e da morte ao entusiasmo pela música e pela fala dos camponeses moravos, tudo isso é evocado sem recorrer a nenhuma citação directa de Janáček ou de música popular mas recorrendo tão-somente ao espírito desses elementos e ao meu amor pela música e personalidade do compositor. A ele se juntam outros checos notáveis que há muito fazem parte do meu universo intelectual, estético e sentimental: Milan Kundera, Franz Kafka, Max Brod, os irmãos Čapek, Jaroslav Hašek, e o fotógrafo sem um braço, Josef Sudek.


Ana Roque | Lugar Comum - violoncelo, contrabaixo e eletrónica

Violoncelo - Inérzio Macome
Contrabaixo - Fábio Pascoal

A peça baseia-se na ideia de multiculturalidade e de espaço sem fronteiras, numa visão do mundo como um Lugar Comum a todos. 


Mariana Ribeiro | Refração - oboé e eletrónica

Oboé - Miguel Dias

Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo eletrónico.
Ao longo da mesma, a eletrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do instrumento. Esta peça explora as técnicas estendidas do oboé, como "beijinhos", multifónicos, o sopro para as chaves, expandindo algumas destas técnicas na eletrónica, extrapolando o limiar do mundo acústico para o infinito mundo eletroacústico.

"Refração" é o fenómeno que ocorre quando uma onda atravessa dois meios diferentes, o que provoca uma alteração na sua velocidade. Numa construção homótipa, as intervenções do oboé, o seu discurso neste diálogo, obtêm uma resposta refratada da eletrónica, que expande a sonoridade do instrumento.


Eva Aguilar | Big why at - clarinete baixo, contrabaixo, bateria, vídeo e eletrónica

Clarinete Baixo - Tomás Mendes
Bateria - António Carvalho
Contrabaixo - Fábio Pascoal

"Yet a thousand of his words could be said just by the trembling of lips, shaking a head from side to side, squinching the eyes, grunting." 

Charles Mingus


Guilherme Ribeiro | Alternance - duo de contrabaixos e eletrónica

Contrabaixos - Fábio Pascoal e Nuno Dionísio

cb _________.;.::,.,',,",.,.',,'__________.;,.;".:____;..;
cb .;.;.;.;.________,.;,.,”;,+,.,';+,.______.::.,;.,_:,','..":.,



Karlheinz Stockhausen | Oboe for Orchestra - oboé e eletrónica

Oboé - Matilde Reyes

"Orchester-Finalisten" é o 2º Acto de "Mittwoch Aus Licht" ("Segunda-feira da Luz"), a 6ª ópera "Licht" concluída.  Esta peça não tem texto cantado, mas sim 11 instrumentos de orquestra diferentes, executando pequenas "audições" uma após outra, contra uma fita de fundo de musique concrete (gravações de campo ambiente).  Cada solo é também acompanhado por uma única figura orquestral composta por 5 acordes, cuja entrada é ditada pelo solista (a instrumentação das cordas é deixada em aberto, mas Stockhausen dá sugestões).  Após as audições, os músicos tocam todos juntos usando as suas partes a solo, entrando e saindo em diferentes pontos."

Fonte: http://stockhausenspace.blogspot.com/2014/10/orchester-finalisten-mittwochs-abschied.html


Gualter Silva | A Primeira Pista - trompete solo

Trompete - Rafael Simões

Esta obra apresenta uma simbiose entre elementos sonoros da aviação com elementos musicais. "A Primeira Pista" trata-se da homenagem que faço à ilha de Santa Maria, com uma história ligada à aviação civil como militar, sendo um ponto estratégico durante imensos anos. Toda a peça converge nessa ideia dos sons do movimento dos aviões e de toda a sua mecânica. A peça agrega-se a um ciclo de peças que dei o nome de "Buteo" nome cientifico do Milhafre dos Açores, onde pretendo compor uma peça a solo em homenagem a cada ilha do arquipélago, neste sentido, esta obra vem na sequência da peça "De uma lágrima nasce um lago" para flauta solo.


Mafalda Lemos | Presságio - oboé e eletrónica

Oboé - Matilde Reyes

Atual augúrio do homem pelo olho das aves.


João Miguel Santos | Chi Omega - contrabaixo, eletrónica e vídeo

Contrabaixo - Nuno Dionísio

Em sentida homenagem a...

Caryn Llene Campbell
Donna Gail Manson
Kimberly LaFouche 
Kimberly Diane Leach
Roberta Kathleen Parks
Karen Sparks
Lynda Ann Healy
Susan Elaine Rancourt
Brenda Carol Ball
Georgann Hawkins
Janice Ott
Denise Marie Naslund
Nancy Wilcox
Melissa Smith
Laura Ann Aime 
Debra Jean Kent 
Julie Cunningham 
Denise Lynn Oliverson
Lynette Dawn Culver 
Susan Curtis
Lisa Levy
Margaret Bowman 
Leslie Parmenter

...e àquelas que desconhecemos...

Que o seu legado, embora curto, perdure para todo o sempre.

AVISO: esta peça aborda uma temática bastante sensível, a qual se relaciona com tópicos como a violência sexual, o feminicídio e a pena de morte. Fora isto, poderá também não ser apropriada para quem sofre de epilepsia fotossensível, dada a rápida utilização das luzes de palco.

Por sua vez, este comunicado serve como forma de prevenção para todos os membros do público que, compreensivelmente, possam sofrer desta condição ou ter dificuldade em lidar com o tipo de matéria referida, ambicionando nada mais, nada menos, que os proteger.

Sendo assim, caso esteja a ler isto e não se sinta confortável em ouvir a peça por qualquer um dos motivos supra mencionados, a Task Force da Semana da Composição convida-x a, por favor, tomar as devidas precauções.

Obrigado.