programa | 3feira | 23 Maio | SDC2023
Semana da Composição 2023 | 22 a 28 de Maio
Escola Superior de Música de Lisboa
3ªf, 23 de Maio de 2023
Conferências: 10h - 13h, Pequeno Auditório
10h | Christopher Bochmann: Reflexões sobre a dinâmica
11h | João Madureira: Um encontro improvável entre três compositores: Luciano Berio, György Ligeti, Frank Zappa
12h | Emídio Buchinho: Um sistema informático-musical para composição e performação
(com LAb MM - Emídio Buchinho - BeComposer: Jacinta Ferreira (contrabaixo), Pedro Gouveia (Percussão), Ricardo Almeida (composição/ electrónica), Nivaldo Sousa (guitarra), Miguel Dias (oboé), Rodrigo Freitas (trombone)
Programa de Doutoramento: 15h - 18h, sala 0.62 e Pequeno Auditório
Organizado pelos professores Carlos Caires e Carlos Marecos
Conversa - laboratórios
14h, sala 0.62 (Cúpula) | MODERAÇÃO: António Sousa Dias (FBAUL)
a) Carlos Caires
b) Renato Ferracini
c) Catarina Real e Ângelo Cid Neto
b) Renato Ferracini
c) Catarina Real e Ângelo Cid Neto
15h - 17h, Pequeno Auditório | MODERAÇÃO: Maria José Fazenda (ESD-IPL)
a) Cecília de Lima - O gesto enquanto desejo de resistência e no seu limite o movimento de
cair e agarrar
b) Ely Janoville - O gesto na paisagem sonora: Os miradouros de Lisboa
c) Lilja María Ásmundsdóttir - Gestures as sonic and visual traces
d) Susana Quaresma - O gesto sonoro do grito e a sua utilização na cena artística
17h30 - 20h, Pequeno Auditório | MODERAÇÃO: Carlos Marecos (ESML-IPL)
a) Cristina Graça - Mulheres Mães de Mulheres
b) Tânia Villarroel - Kali na quarentena
c) Camilla & Arcangelo - Untitled/Any Title/So Anything
Concerto: 20h30, Grande Auditório
Programa completo:
Tiago Jesus | Vítrea - Harpa e Guitarra [ca. 12']
Harpa - Maria Lourenço
Guitarra - Miguel Silva
Nota de programa:
Vítrea
Canção sem necessidade
Íntima.
Frágil, Sozinha e de cada um
Eva Aguilar | and it was so - Acusmática [ca. 3']
António Narciso | Estático - Oboé e Piano [ca. 5']
Oboé - Mariana Oliveira
Piano - António Narciso
Piano - António Narciso
Nota de programa:
Esta obra, para oboé e piano, foca-se sobretudo no princípio de suspender o tempo e de desconstruir as suas raízes, fortemente agarradas à nossa ideia do que é a música. Nesse sentido, não existe compasso, e o movimento estagnado da música parte do diálogo entre os dois instrumentos. Além disso, procura-se um contraste entre longas linhas melódicas, trabalhadas sobretudo pelo oboé, e momentos mais "nublosos", de construção de densos campos harmónicos no piano.
John Chowning | Turenas (1972) - Acusmática [ca. 10]
Fernando Lopes Graça | Sonata N.5 - Piano solo [ca. 20]
Piano solo - António Antunes
João Madureira | Open Enclosure - Piano, Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo, Electrónica [ca. 25]
Maestro - Leonardo Costa
Flauta - Juliana Sousa
Clarinete- Inês Gonçalves
Violoncelo- Inês Alves
Violino- Bárbara Valença
Piano - António Narciso
Electrónica - Débora Coquim