programa | sábado | 27 Maio | SDC2023

 

Semana da Composição 2023 | 22 a 28 de Maio

Escola Superior de Música de Lisboa

Sábado, 27 de Maio de 2023 


Concerto: 16h30, Grande Auditório

Programa completo:


Bárbara João e Rita Fernandes | O Que os Olhos Não Vêem...O Coração Não Sente - Saxofone, Electrónica e Vídeo [ca.10']
Saxofone - Rita Fernandes

Nota de programa: 

-Seção A: “O Que os Olhos Não Vêem...”

A ideia desta seção, como o nome indica, é mostrar aquilo que, por norma o público não tem acesso, por outras palavras, o estudo da peça antes do concerto. Nesta seção iremos simular um ensaio antes do concerto, onde primeiro entra a intérprete, de modo a preparar o instrumento e começar a aquecer. E de seguida entra a compositora que dirá “Este Será o nosso último ensaio”. A nível musical irá ser utilizado minimalismo repetitivo organizado por improvisação controlada com os motivos principais da seção A’ “...O Coração Não Sente”. Iremos replicar alguns momentos que tivemos durante as sessões realizadas deste projeto, nomeadamente descobertas que obtive durante as mesmas e até algumas interrupções que ocorreram. A Eletrónica irá ter um papel mais de efeitos sonoros, porém modificados, simulando uma outra dimensão. Isto é, os barulhos do quotidiano iram ser modificados até não serem reconhecidos. Esta seção termina com um lá na eletrónica e a Instrumentista a afinar o instrumento para o concerto.

-Seção A’: “...O Coração Não Sente”

Esta seção será o “concerto” propriamente dito, e, como todos os concertos, vai ter início com as palmas do público, que serão provocadas através da eletrónica e, possivelmente, o público juntar-se-à a elas. Nesta seção a Eletrónica terá um papel mais de acompanhamento, e, possivelmente, será realizada através de gravações de outros saxofones, como o Soprano, o Tenor e o Baixo para criar uma base.



Eva Aguilar e Paulo Amendoeira | nec plus ultra - Percussão solo e electrónica fixa [ca. 10]
Percussão - Paulo Amendoeira

Nota de programa:

acordo uma vez por semana 
ando: 100 palavras



Luís Oliveira | TENONES 38 - Dois pianos [ca. 7]
Pianos - José Maria Couto e Maria Catarino

Nota de programa:

Um registo afetivo de infância.



Eva Aguilar | od'estantes [ca. 10]
Madalena Rato, Marco Aleixo e Paulo Amendoeira



Fábio Chicotio | Forged Connections - Clarinete Baixo e Eletrónica [ca. 7]
Clarinete Baixo - Frederic Cardoso

Nota de programa: O início e o final desta obra têm maior incidência nas variações tímbricas resultantes de algumas técnicas. expandidas produzidas pelo clarinete baixo. Na parte central, o clarinete tem um uso mais próximo do habitual, embora por vezes, alguns timbres ouvidos no início sejam também incluídos no seu discurso musical. No decorrer desta peça, a faixa eletrónica entre outras funções, providencia um suporte melódico/harmónico.



João Miguel Santos | Chi Omega - Contrabaixo, Eletrónica e Vídeo
Contrabaixo - Nuno Dionísio

Nota de programa:

Em sentida homenagem a... Caryn Llene Campbell Donna Gail Manson Kimberly LaFouche Kimberly Diane Leach Roberta Kathleen Parks Karen Sparks Lynda Ann Healy Susan Elaine Rancourt Brenda Carol Ball Georgann Hawkins Janice Ott Denise Marie Naslund Nancy Wilcox Melissa Smith Laura Ann Aime Debra Jean Kent Julie Cunningham Denise Lynn Oliverson Lynette Dawn Culver Susan Curtis Lisa Levy Margaret Bowman Leslie Parmenter ...e àquelas que desconhecemos... Que o seu legado, embora curto, perdure para sempre.