Peças Frescas 2024




Peças Frescas 2024


O projecto Peças Frescas consiste na realização de concertos fora da ESML, onde são estreadas obras de alunos do curso de composição da mesma instituição. Pretende-se promover a colaboração entre compositores, intérpretes e técnicos de som, em contextos profissionais e fora não académicos.

Criado em 2002, foram realizadas edições em locais como o Teatro São Luiz, Teatro Nacional de São Carlos, Liceu Camões, entre outros. Este ciclo procura possibilitar a partilha desta nova música dos jovens compositores em formação em concertos para públicos em palcos de referência da cidade de Lisboa.

Em 2024 será realizada a 20ª Edição deste evento, em três concertos, com três programas diferentes, com a organização dos alunos de Composição da ESML. O primeiro terá lugar no Goethe-Institut, no dia 21 de fevereiro de 2024, pelas 19h. No dia 29 de fevereiro, o Peças Frescas acontece no Liceu Camões: pelas 15h numa sessão para a comunidade escolar e pelas 19h, já aberto ao público, com a colaboração de alunos da Escola Superior de Dança de Lisboa.

A entrada para os eventos é gratuita.



21 de fevereiro, 19h, Goethe-Institut

Instantes, Marta Domingues [ca. 12']
Acusmática

Instantes procura ser um leque de momentos de introspecção. Percepção do corpo, do mundo, do tempo. “Ouve-me com o teu corpo inteiro.”, pede a Clarice.
O texto de Clarice Lispector, retirado de “Água Viva” (adaptado), é lido por Tiago Boto, Nuno Veiga, Juliana Campos, Sara Marita e também por mim. O material sonoro que dá vida à peça provém maioritariamente destas vozes, sendo que toda a narrativa construída tem o propósito de servir em absoluto o texto, sendo em episódios em que a própria palavra é som, ou em episódios em que o som serve a palavra de um modo quase madrigalesco.
Esta peça é ainda o resultado de um leque de influências de diversos compositores que inspiram o meu trabalho. Particularmente Annette Vande Gorne, na forma como compõe a voz e o texto, e a sua investigação sobre o espaço como parâmetro musical expressivo na música acusmática; Jaime Reis, na sua procura de polifonia de gestos e movimentos espaciais; Elizabeth Anderson cujas texturas complexas das peças “Les Forges de l'Invisible”, “Solar Winds” e “...and Beyond” surgem na minha peça como um sustento da narrativa de Lispector. E ainda Luciano Berio, que em “Visage” nos dá a conhecer a voz com uma verdadeira musicalidade.



Nocturno no. 1 - A Ultima Lágrima, Chrystian da Silva Faróia [ca. 5']
Pedro Paula de Oliveira Nunes, Piano



Le Baiser, Inês Pinto [ca. 3']
Carolina Ramos Veneno, Violoncelo
Marta Beatriz Morais, Viola d'arco
Ana Teresa Santos Pereira da Luz Cordeiro, Violino
Maria Guerreiro, Violino

Esta é uma peça com uma história que pode ser interpretada por cada espetador de forma diferente. Porém, a interpretação que se segue tem como objetivo ser lida pelo público enquanto a peça está a ser apresentada.  

Ela fingia que não sabia. Ele seguia-a por entre as árvores. Para a admirar, para ficar perto dela. Observava o seu andar, o seu vestido azul e o seu cabelo. Cada vez que ela fugia, ele ficava mais apaixonado.
Tinha medo de a perder. E talvez a fosse perder para sempre. Ele iria partir e não sabia se voltava. Se se voltariam a encontrar.
O comboio esperava, o seu coração acelerou. O dela também. Pousou a mala, ainda por estrear, e olhou-a nos olhos. Um olhar tão profundo, que lhe beijou a alma. Ela deixou e despediram-se um do outro sem saber quando seria o próximo beijo.
Um abraço apertado e demorado. Ela sentiu os seus braços fortes e a batida do seu coração. Ele deslizou no seu vestido de cetim e subiu para o comboio. Nem um adeus. Apenas um olhar que se afastava. Eles já tinham tudo. A promessa de um regresso.

Interpretação de Cristina Pinto



Lines, Redrawn, Ivy Rose [ca. 5'] (Três flautas em dó e Flauta baixo)
Leonor Soares
Renato Almeida
Daniela Neves
Bruna Pinto

Universal human stories can be traced to the dawn of humanity and back, connecting us all with
cords of indestructible thread. Stories told and retold, lived and relived, looking backward and
forward from the axis of the present. While we share these fundamental truths, each of us lives a
life that is uniquely our own, pearls that make up a greater whole. With our lives we make our
mark in the sand, lines that eventually disappear with the tide, only to be redrawn.



Estudo Acusmático, Cristóvão Almeida [ca. 7'] (Acusmática)
Acusmática

“ Tinha que existir uma pintura totalmente livre da dependência da figura — o objecto — que, como a música, não ilustra coisa alguma, não conta uma história e não lança um mito. Tal pintura contenta-se em evocar os reinos incomunicáveis do espírito, onde o sonho se torna pensamento, onde o traço se torna existência. ” Michel Seuphor (2021)



Poses e Posições para violoncelo Solo, Tiago Jesus [ca. 10']
Adriana Gomes de Barros Gonçalves, Violoncelo

Poses e Posições para Violoncelo Solo inaugura um ciclo musical com duração de 40-45 minutos, composto por uma série de solos, duos e pequenos ensembles. O ciclo culmina com uma peça para ensemble que incorpora todos os instrumentos do mesmo. 
Poses e Posições, dividida em Prelúdio, peça central e Poslúdio, explora como elemento fundamental o papel da componente visual na performance. O Prelúdio e Poslúdio atuam como “resumos” puramente visuais da peça principal, consistindo numa sequência de posições que são consumadas em material musical na peça central. Cada posição funciona como uma ""restrição"" criativa das possibilidades sonoras que expõe.






29 de fevereiro, Liceu Camões
15h (comunidade escolar)


com a participação dos alunos da Escola Superior de Dança:
Beatriz Miguel
Carolina Rocha
Filipa Pereira
Deolinda Mascarenhas
Helena Carvalho
Inês Pereira
Inês Alves 
Tomás Fernandes
Gustavo Nunes
Leonor Mateus
Beatriz Dias
Diogo Alves



Calendário de Abril, Miguel Tiago Moura [ca. 9']
Rodrigo Teófilo, Violino
António Narciso, Piano



Interlúdio 1, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)



TEMPESTADE, Luísa Carvalho Basílio [ca. 5']
Carolina Maria Garanito de Alegria Faria, Flauta 
Daniela Alexandra Dias Neve, Flauta

Esta obra serial tem 3 secções principais, que representam 3 fases diferentes do ciclo de uma tempestade. 



Interlúdio 2, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)



Lines, Redrawn, Ivy Rose [ca. 5'] (Três flautas em dó e Flauta baixo)
Leonor Soares
Renato Almeida
Daniela Neves
Bruna Pinto

Universal human stories can be traced to the dawn of humanity and back, connecting us all with
cords of indestructible thread. Stories told and retold, lived and relived, looking backward and
forward from the axis of the present. While we share these fundamental truths, each of us lives a
life that is uniquely our own, pearls that make up a greater whole. With our lives we make our
mark in the sand, lines that eventually disappear with the tide, only to be redrawn.



Interlúdio 3, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)



Dois Trípticos,  Luís Oliveira [ca. 7']
Mafalda Rocha Lemos, Guitarra Portuguesa
Rui  Rodrigues, Guitarra Clássica
Nuno Dionísio, Baixo Elétrico

"I - Introdução 
II - a juventude
III - o 'silêncio' da memória"




29 de fevereiro, Liceu Camões
19h (público)


com a participação dos alunos da Escola Superior de Dança:
Beatriz Miguel
Carolina Rocha
Filipa Pereira
Deolinda Mascarenhas
Helena Carvalho
Inês Pereira
Inês Alves 
Tomás Fernandes
Gustavo Nunes
Leonor Mateus
Beatriz Dias
Diogo Alves



Abertura, Tiago Jesus [ca. 7'] (Piano, Clarinete, Saxofone)



Poses e Posições para violoncelo Solo, Tiago Jesus [ca. 10']
Adriana Gomes de Barros Gonçalves, Violoncelo

Poses e Posições para Violoncelo Solo inaugura um ciclo musical com duração de 40-45 minutos, composto por uma série de solos, duos e pequenos ensembles. O ciclo culmina com uma peça para ensemble que incorpora todos os instrumentos do mesmo. 
Poses e Posições, dividida em Prelúdio, peça central e Poslúdio, explora como elemento fundamental o papel da componente visual na performance. O Prelúdio e Poslúdio atuam como “resumos” puramente visuais da peça principal, consistindo numa sequência de posições que são consumadas em material musical na peça central. Cada posição funciona como uma ""restrição"" criativa das possibilidades sonoras que expõe.


Interlúdio 1, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)


Calendário de Abril, Miguel Tiago Moura [ca. 9']
Rodrigo Teófilo, Violino
António Narciso, Piano



Interlúdio 2, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)


TEMPESTADE, Luísa Carvalho Basílio [ca. 5']
Carolina Maria Garanito de Alegria Faria, Flauta 
Daniela Alexandra Dias Neve, Flauta

Esta obra serial tem 3 secções principais, que representam 3 fases diferentes do ciclo de uma tempestade. 



Lines, Redrawn, Ivy Rose [ca. 5'] (Três flautas em dó e Flauta baixo)
Leonor Soares
Renato Almeida
Daniela Neves
Bruna Pinto

Universal human stories can be traced to the dawn of humanity and back, connecting us all with
cords of indestructible thread. Stories told and retold, lived and relived, looking backward and
forward from the axis of the present. While we share these fundamental truths, each of us lives a
life that is uniquely our own, pearls that make up a greater whole. With our lives we make our
mark in the sand, lines that eventually disappear with the tide, only to be redrawn.


Interlúdio 3, Francesco Gulic [ca. 3'] (Contrabaixo e Saxofone)



Dois Trípticos,  Luís Oliveira [ca. 7']
Mafalda Rocha Lemos, Guitarra Portuguesa
Rui  Rodrigues, Guitarra Clássica
Nuno Dionísio, Baixo Elétrico

"I - Introdução 
II - a juventude
III - o 'silêncio' da memória"



Final, Débora Coquim [ca. 5'] (Percussão)