Semana da Composição + Noise Floor 2024 | Programa Sábado, 1 Junho

 Sábado, 1 de junho


Concerto Final | 16h, Grande Auditório

Eurico Carrapatoso, Quatro Últimas Estações [ca. 15']
Kateryna Vovk, piano

Barbara João, Mãos de Glória [ca. 2']
Glória Ramos, piano

Chrystian Faróia, Dimensional [ca. 10']
Dueto para Saxofone Alto e Saxofone Tenor
Rita Sofia Nunes Fernandes, saxofone alto
Igor Silva, saxofone tenor

Chrystian Faróia, Petit Amant [ca. 10']
Pedro Viana Almeida, piano
Viktor Juno Lopes, saxofone


Notas de Programa:

Eurico Carrapatoso, Quatro Últimas Estações [ca. 15']
Kateryna Vovk, piano

Em 16 de Junho de 2013 fui contactado pelo Filipe Pinto-Ribeiro no sentido de escrever uma obra programática para piano em torno do ciclo das estações do ano, no doce embalo do mais antigo carrossel do tempo que é o carrossel dos equinócios e dos solstícios. No dia 16 de Junho de 2014 enviei ao Filipe a partitura. Um ano depois, muito precisamente. Por isso chamei à obra em que cismei ao longo daquele ano as "Quatro últimas estações". O título pisca o olho ao sublime canto de cisne de Richard Strauss, bem sei. Não foi por acaso, não se tratasse "Vier Letzte Lieder" de uma obra farol que abriu um janelão de luz perene sobre a minha vida desde a primeira vez que a ouvi. Também ali se canta e decanta o tempo e as suas pulsões, desde as horas matutinas da "Frühling" (Primavera, lá está) às horas flébeis e outonais por magoados fins de dia de "Im Abendrot". Lisboa é o cenário incontornável desta peça. Lisboa de luz boa, debruada em Mar da Palha, cachoeira de colinas, de bairros castiços, de coretos em sib e de tascas em modo menor, que se estende a meus pés e que eu quis tanto assobiar da janela do meu quarto. Sim: passaram-se quatro estações entre o convite e a barra dupla. Entretanto fui ao Santo António a Alfama, vi as folhas caírem no arvoredo do Vale do Silêncio, mirei o clarão do luar de Janeiro sobre o Tejo que a janela do meu quarto me oferece, enfim, pedi às Tágides que me cantassem o seu fado. 

 

Barbara João, Mãos de Glória [ca. 2']
Glória Ramos, piano

Peça dedicada a Glória Ramos, aluna do Conservatório de Lisboa, classe da Prof. Margarida Andrade. Peça didática para crianças: uma peça divertida de aprender. Um desafio proposto por Cláudia Anjos.


Chrystian Faróia, Dimensional [ca. 10']
Rita Sofia Nunes Fernandes, saxofone alto
Igor Silva, saxofone tenor

Uma peça que representa as diferenças entre dois mundos da música. De um lado, representado pelo Saxofone Alto, o mundo da Música Erudita, e do outro lado, representado pelo Saxofone Tenor, o mundo da Música Jazz. A peça divide-se em 4 andamentos onde cada um tem o seu proposito: - 1º Andamento - A junção dos dois mundos, a criação de um ambiente sonoro onde ambos os lados estão em harmonia. - 2º Andamento - Uma secção mais "Clássica/Romântica" do mundo da Música Erudita, onde maioritariamente se dá importância ao Saxofone Alto. - 3º Andamento - Uma secção "Contemporânea" do mundo da Música Erudita, onde é foi mais trabalhado as técnicas estendidas para os Instrumentos e um sentimento mais inconstante. - 4o Andamento - A ultima secção da peça, a representação inata do mundo da Música Jazz, com uma secção de improvisação da parte do Saxofone Tenor.


Chrystian Faróia, Petit Amant [ca. 10']
Pedro Viana Almeida, piano
Viktor Juno Lopes, saxofone tenor

Um pequeno concerto para Piano e Saxofone Tenor com três andamentos. Uma carta de amor para Viktor Juno Lopes. Uma viagem de paixão e de sentimentos fortes para um instrumentista virtuoso.



Equipa Técnica:

Beatriz Ferreira
Manuel Sequeira
Miguel Nunes
Gabriela Marramaque
Luís Silva
Professor Sérgio Henriques, coordenação